O e-mail marketing para e-commerce é uma ferramenta que possui a capacidade de ressarcir tudo aquilo que você já investiu. Isso significa que não é necessário gastar uma fortuna para conseguir resultados consideráveis.
No entanto, para isso você tem como missão primordial conhecer o seu público. Afinal, entender com quem você está falando e considerar isso no momento de se comunicar é um divisor de águas para oferecer uma boa experiência ao cliente.
Por isso, preparamos este conteúdo com todas as informações necessárias para que sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce seja a mais eficaz possível. Vamos lá?
Quais os modelos de e-mail marketing para e-commerce?
Antes de tudo, você deve saber que os modelos de e-mail marketing para e-commerce devem ser focados na personalização e no envio no momento certo. Sendo assim, eles podem ser:
E-mails de boas-vindas
Essa é uma excelente forma de começar seu fluxo de e-mail marketing para e-commerce. Eles podem ser direcionados para aqueles leads que estão chegando agora. Já que as pessoas se inscreveram, elas desejam receber seu conteúdo.
Sendo assim, não deixe a chance de realizar uma boa proposta de venda passar. Então, ofereça um material, peça um feedback e apresente mais dados sobre seus produtos ou serviços.
Cliente frequente
Não é novidade para ninguém que manter os clientes é menos custoso que adquirir novos, certo? Então, você deve interagir com esses consumidores para que eles continuem comprando em seu e-commerce.
Uma boa dica é buscar informações sobre a satisfação do cliente com você. A partir disso, você saberá quais produtos recomendar com base na primeira compra.
Carrinho abandonado
O e-mail marketing para e-commerce é uma excelente estratégia para recuperar aquelas vendas perdidas. Isso porque é possível reverter algumas dessas desistências e transformá-las em saídas dos produtos.
Além disso, esta é uma ação que pode ser automática, na qual você investirá pouco tempo. Portanto, configure o seu fluxo somente uma vez e toda a sequência será ativada, conforme os gatilhos que você escolheu.
Pós-venda
É importante não esquecer dos clientes após a venda. Sendo assim, peça feedbacks com o objetivo de otimizar a experiência de compra, mantendo o canal aberto para falar com seus clientes.
Lembrando que essa relação beneficia ambos os lados. Além disso, você reduz os custos de aquisição, aumenta o engajamento e até mesmo as vendas.
E-mail marketing para e-commerce de reengajamento
Certamente você deve ter clientes que desaparecem de vez em quando, certo? Mas, essas pessoas necessitam apenas de um impulso para relembrar que gostam de seu produto ou serviço.
Nesse sentido, configure uma série de e-mails baseado na última comunicação com este grupo de clientes.
Afinal, como fazer email marketing para e-commerce?
Entenda como você pode fazer e-mail marketing para e-commerce de forma assertiva:
1. Segmente sua lista de e-mails
É importante segmentar a sua lista de contatos conforme as etapas do funil que um grupo de pessoas se encontram.
A ideia é muito simples: você precisa produzir conteúdos diversificados. Não esqueça de incluir os consumidores que acabaram de conhecer a sua marca, além daqueles que já compram em seu e-commerce há algum tempo.
2. Certifique-se de usar uma linguagem adequada
Para conquistar os seus clientes através da comunicação você precisa se familiarizar com eles. Isso quer dizer que é interessante apropriar sua campanha de e-mail marketing para e-commerce ao tom de voz do seu público.
Portanto, estimule os consumidores a continuar com uma compra. Isso é possível aproveitando uma promoção da sua marca. Não esqueça que a comunicação deve ser clara e objetiva.
3. Jamais envie e-mail marketing para e-commerce sem a permissão dos usuários
Faz parte da ética profissional não enviar e-mail marketing para usuários que não assinaram a sua lista.
Além disso, vale salientar que a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, prevê que todas as empresas devem pedir autorização para enviar mensagens e consentimento explícito para usar os dados dos clientes e também sua finalidade.
Se você quiser aumentar sua base de contatos, invista em formulários de captação em locais diferentes do seu site.
4. Vale a pena personalizar as mensagens
Busque tratar as pessoas de forma bem pessoal mencionando seu nome. Isso permite que ela tenha a sensação de estar conversando com alguém e não apenas recebendo um anúncio. É uma maneira de aumentar as chances do consumidor fechar uma compra.
5. Direcione algumas promoções
Vale a pena utilizar a estratégia de e-mail marketing para e-commerce, realizando promoções especiais e direcionadas a um público específico.
Por exemplo, você pode fornecer alguns descontos para novos assinantes da sua newsletter. Simultaneamente, é possível também oferecer um cupom para clientes já fidelizados.
6. Mensure resultados com e-mail marketing para e-commerce
A melhor maneira de saber se sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce está dando certo é fazendo testes e análise de dados.
Você pode, por exemplo, realizar testes A/B. Eles possibilitam a comparação do desempenho de mais de uma proposta diferente de comunicação.
Além disso, esses testes permitem que você teste o dia de disparo, horário do envio, linguagem do conteúdo, assunto do e-mail e até mesmo imagens. Com esses dados, você consegue otimizar os e-mails para que seu e-commerce tenha melhores resultados de vendas
Quais as vantagens de investir no e-mail marketing para e-commerce?
Uma das principais vantagens do e-mail marketing para e-commerce é o seu baixo custo, relacionado a outros métodos. Isso se dá, principalmente, porque é uma estratégia de inbound marketing, ou seja, uma ideia de marketing voluntária e não invasiva.
Só irá receber suas mensagens aqueles que permitirem isso ao preencher seu formulário online. Assim, os esforços de marketing serão mais assertivos, uma vez que estão direcionados para aqueles que se interessam pela sua marca e possivelmente comprará do seu e-commerce.
Outra vantagem é que a possibilidade de fidelizar clientes a partir do e-mail marketing é bem maior. Afinal, quem não gosta de se sentir parte de um grupo especial, não é mesmo?
Em suma, o e-mail marketing para e-commerce apresenta vantagens tanto para seus clientes, quanto para você. Isso porque seu negócio ganha com mais vendas e os clientes com vantagens exclusivas para assinantes.
Essa estratégia, ainda permite que você trate cada cliente de forma exclusiva, eliminando aquela abordagem genérica e pouco funcional. Logo, você consegue otimizar as suas vendas.
Portanto, não perca mais tempo para criar automações que oferecem excelentes resultados, gastando muito pouco.