O tráfego pago para e-commerce é uma excelente estratégia de marketing para aumentar as vendas da sua loja virtual. Portanto, é necessário aprofundar seus conhecimentos para que você obtenha resultados já nos próximos meses.
No conteúdo de hoje, vamos abordar os anúncios online para e-commerce, assim como as estratégias e plataformas que você pode usar para seus produtos ganharem mais visibilidade e, consequentemente, potencializarem suas vendas. Vamos lá?
Conhecendo os tipos de tráfego
Os tipos de tráfego online utilizados no marketing digital são basicamente divididos em dois grupos, o tráfego orgânico e o tráfego pago. Eles são:
- Tráfego orgânico: é o que ocorre espontaneamente, ou seja não é necessário fazer um investimento financeiro para que seu e-commerce receba visitantes;
- Tráfego pago: já o tráfego pago para e-commerce é o que vamos tratar aqui. Nele, será necessário elaborar anúncios patrocinados para que os usuários conheçam o seu negócio digital.
Embora sejam distintos, em ambos os tráfegos, você precisará do auxílio de uma agência de marketing digital de performance. Assim, os resultados serão mais satisfatórios, seja atraindo visitantes naturalmente ou através da publicidade em anúncios online.
Entenda como gerar tráfego pago para e-commerce
Para gerar tráfego pago para e-commerce, é necessário definir uma estratégia qualificada e focada em vender mais em seu negócio online. Afinal, diferente do tráfego orgânico é possível impulsionar os resultados em curto prazo.
Portanto, baseado em sua persona, você deve promover seus produtos através de anúncios de qualidade e relevantes para a sua audiência.
Isso porque é uma estratégia indicada para toda a loja virtual que deseja dar mais visibilidade aos produtos vendidos, potencializando as chances de venda.
Lembrando que é uma estratégia que independe do seu porte ou nicho de atuação. Obviamente, podem existir algumas restrições para anúncios em alguns mercados. Contudo, de forma geral é possível anunciar para quase todo tipo de produto.
A verdade é que as campanhas de tráfego pago para e-commerce atuam como um catalisador, podendo aumentar o processo de vendas e capaz de garantir um bom retorno financeiro para sua ação. Isso vale, principalmente se forem elaboradas com base em uma estratégia de mídia.
Assim, seu Retorno Sobre Investimento – ROI, será altíssimo. É quase uma “máquina de imprimir dinheiro”, em outras palavras, você investe uma determinada quantia e ao vender os produtos anunciados, consegue multiplicar o capital.
Conheça outras estratégias de Marketing Digital para e-commerce aqui.
Afinal, como criar uma campanha de tráfego pago?
Antes de tudo, para criar uma campanha de tráfego pago para e-commerce, você deve entender o seu público. A maneira mais fácil de fazer isso é definindo sua persona ideal. Então, basta somente seguir os próximos passos;
- Estabelecer qual plataforma de anúncios você vai usar;
- Definir metas, objetivos e indicadores de sucesso;
- Elaborar toda a estratégia de segmentação de público, baseada em sua persona;
- Fazer a produção dos criativos (dando ênfase que toda plataforma possui suas particularidades e devem ser observadas);
- Realizar o orçamento alocado para a campanha, assim como os dias e horários que ela estará ativa;
- Categorizar a página de redirecionamento do usuário ao clicar no anúncio;
- Realizar as configurações do rastreamento de conversões.
Após fazer tudo isso, é necessário ainda, acompanhar a sua campanha de tráfego pago. Isso pode ser feito com a observação do volume de impressões, taxa de conversão, clicks, entre outros insights.
Além disso, você pode realizar testes A/B, tanto para as suas campanhas, quanto para a landing page, onde foi feito o anúncio. Assim, você poderá identificar os anúncios que não estão dando retorno e pausá-los. Quanto aos anúncios “campeões”, você poderá mantê-los ativos.
Ou seja, é uma forma de otimizar seus resultados, já que a campanha de tráfego pago para e-commerce deve estar em constante evolução. Portanto, aprenda com esses dados e aproprie a campanha baseada no que mais funciona bem.
Qual plataforma utilizar no tráfego pago para e-commerce?
Quando falamos em tráfego pago para e come-se, a principal plataforma utilizada é o Google ADS, também conhecido como Google shopping. Ele permite que você possa mostrar seus produtos diretamente nos resultados de busca do Google.
O Google ADS também possibilita a utilização de rede de pesquisa, com o objetivo de posicionar os anúncios aos usuários que demonstram intenção de compra.
Além disso, a rede display, posicionada dentro do Google, também é uma plataforma bastante recomendada, especialmente para anúncios de remarketing. Ou seja, quando o usuário já visitou no e-commerce um produto específico e recebe novamente um estímulo para concluir a compra.
Assim como o Google ADS, é importante que sua empresa também esteja com anúncios ativos dentro do Meta ADS (Instagram e Facebook). Outros locais que geram boas oportunidades de anúncio são o Tik Tok e o Pinterest ADS.
Quais são os benefícios de investir no tráfego pago?
O tráfego pago para e-commerce-se atualmente é um dos principais mecanismos de venda. Considerando que se poucas pessoas chegarem ao seu comércio eletrônico, o esperado é que você venda praticamente nada ou bem pouco, certo?
Então, é por conta disso que você deve investir no tráfego pago, pois embora o tráfego orgânico também funcione, você pode estar comprometendo o seu faturamento, uma vez que não está investindo.
Sendo assim, a principal vantagem do tráfego pago é a aceleração das vendas. Ao criar uma campanha na plataforma de mídia, quando aprovada, ela começará a rodar.
Lembrando que se for uma campanha bem estruturada para o público alvo, já nos primeiros dias você obterá retorno através das vendas. Mas, em suma, os benefícios do investimento no tráfego pago para e-commerce, são:
- Produtos com mais visibilidade;
- Chance de direcionar os anúncios para o público certo;
- Oportunidade de segmentação de anúncio por interesse;
- Facilidade no acompanhamento das métricas;
- Resultados em curto prazo;
- Possibilidade de começar investindo pouco e aumentar ao longo do tempo;
- Chances de realizar testes A/B para avaliar quais anúncios geram mais vendas.
Por fim, vale mencionar que embora seja simples e acessível criar campanhas de anúncio online, nem sempre os resultados são satisfatórios com a mesma simplicidade.
Portanto, é interessante contar com a ajuda de uma agência de tráfego pago. Assim, você consegue delegar esta missão sem receios.